CIMBRA 2015

CIMBRA convida ao

Seminário da Regra Beneditina

“Em torno à Mesa Monástica: crescer no Serviço Mútuo e no Amor.”

Programação:

12 – Chegada

Abertura à noite

13 – Apresentação Geral do Tema - Grupos de Vivência

14-15 – Estudo dos Capítulos 31-32

16 – Collatio: Silêncio e Palavra na RB

17.19 – Estudo dos Capítulos 33-34

18 – Passeio ao Rio de Janeiro

20-21 – Estudo dos Capítulos 35-37

22 – Collatio: Como entrar em comunhão com Cristo segundo a RB 58

23 –A refeição em comum - Introdução a RB 38-42 e estudo do cap. 38

24-25 – Estudo dos capítulos 39-42

26 – Missa Conventual e almoço com a Comunidade Monástica do Mosteiro do Rio

Collatio: Mística Beneditina como Espiritualidade dinâmica na RB

27 – Conclusão

28 – Collatio: O Zelo Bom, núcleo vital do Mosteiro

Avaliação

Temas complementares (Collatio): Silêncio e Palavra na Regra (Dom Cristiano Collart, OSB); Como entrar em Comunhão com Cristo segundo a RB (Me. Maria Regina Silva OSB); Mística Beneditina como Espiritualidade dinâmica na RB (Me. Vera Lúcia Parreiras Horta, OSB); O Zelo Bom, núcleo vital do Mosteiro (Ir. Aquinata Böckmann).

Público alvo: Superiores, Formadores, Multiplicadores da Formação Monástica e Estudiosos da RB nos mosteiros.

Critério de participação: Conhecer/estudar o Método de Ir. Aquinata Böckmann. Ver Introdução, das Semanas de Estudo sobre a RB no Rio de Janeiro, edição de 1987).

Metodologia: Aulas, Conferências, Grupos de Estudo e de Vivência, Lectio Divina, Tempos de Silêncio para reflexão e oração pessoal.

Apresentação do Tema

Hoje em dia, “comer juntos” à mesa vem perdendo sua importância e significado, por exemplo, entre os membros de nossas famílias. Também nos mosteiros não é fácil perceber a importância que se dá ao estar juntos à mesa assim como o sentir-se motivado/a para tal. A Regra de São Bento apresenta uma cultura inversa, ao mesmo tempo, desafiadora convidando a uma reflexão.

São Bento dedicou dez capítulos sobre a mesa monástica preocupando-se em providenciar e servir os alimentos, bem como suprir outras necessidades. Inseridos neste contexto estão os capítulos 36 dos Irmãos Enfermos e 37 dos Velhos e das Crianças. Com tal organização fica claro que “comer juntos à mesa” tem a ver com cuidado e não apenas com disciplina. Ir. Aquinata oferece, um estudo destes capítulos, deixando claro que, mais do que disciplina, o foco é o cuidado para com os membros mais fracos e a praticidade do trabalho sem desvalorizar tempo e exigências.

Ir. Aquinata Böckmann OSB é doutora em Teologia e membro da Congregação das Beneditinas Missionárias Tutzing. Ela foi a primeira mulher a ensinar no Pontifício Instituto de Santo Anselmo, desde 1973.