Entre os dias 22 a 30 de Julho de 2024, tivemos a realização da Cimbra Jovem, que aconteceu no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (Casa de Emaús). O encontro contou nesse ano com a participação de 31 jovens monges e monjas, entre beneditinos, cistercienses e trapistas de todo o Brasil.
O encontro teve como objetivo trazer à discussão temas importantes para a vida das comunidades monásticas brasileiras, estimulando jovens monges, o futuro dessas mesmas comunidades, em suas buscas por Cristo, por meio de formações, troca de experiencias e momentos de convivência entre os mosteiros femininos e masculinos de todo o país.
Com o tema "RB 58 no hoje da vida monástica: conversação dos costumes, estabilidade, obediência, escuta e humildade”, o encontro contou com conferências conduzidas por Dom Abade Filipe, osb (Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro), Dom Justino Silva de Souza, osb (Mosteiro de São Bento de Brasília), Me. Escolástica de Mattos, osb (Abadia de Santa Maria – SP) e Dom Prior Anselmo Nogueira, osb (Mosteiro de São Bento de Garanhuns).
Além da parte formativa a Cimbra Jovem promoveu um passeio na cidade do Rio de Janeiro para o Santuário do Cristo Redentor, Catedral do Rio de Janeiro bem como, outras igrejas da cidade.
Entre os participantes estiveram presentes os seguintes mosteiros: Mosteiro de São Bento de Salvador, Mosteiro de São Bento de Olinda, Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, Mosteiro de São Bento de Garanhuns, Mosteiro de São Bento de Brasília, Mosteiro de São Bento em Vinhedo, Mosteiro de São João Gualberto (valombrosano), Mosteiro de Nossa Senhora do Divino Espírito Santo (cisterciense), Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo (cisterciense), Mosteiro de Nossa Senhora da Santa Cruz (cisterciense), Mosteiro de Nossa Senhora do Novo Mundo (trapista).
Já entre as comunidades de monjas estiveram presentes: Abadia de Santa Maria (São Paulo), Mosteiro de Nossa Senhora das Graças (Belo Horizonte), Mosteiro da Santa Cruz (Juiz de Fora – MG), Mosteiro Nossa Senhora da Paz (Itapecerica da Serra – SP), Mosteiro do Salvador (Salvador -BA), Mosteiro da Santíssima Trindade (Santa Cruz do Sul -RS).
Encontro realizado no Mosteiro de São Bento de Vinhedo entre os dias 16 a 24 de Janeiro de 2020 cujo o tema foi: “ O que ouvimos e aprendemos a gerações futuras contaremos: Do chamado à santidade”.
Encontro realizado no Mosteiro de Córdoba, Argentina, dos dias 30 de setembro a 6 de outubro de 2019. O tema deste encontro foi: “Amou-nos até ao fim» (Jo 13,1). Eucaristia e vida monástica”. O EMLA, Encontro Monástico Latino-Americano (EMLA) foi criado em 1978 quando os mosteiros latino-americanos foram agrupados em três regiões: ABECCA (Associação Beneditina e Cisterciense do Caribe e Andes); CIMBRA (Comissão Inter-Monástica do Brasil) e SURCO (Conferência das Comunidades Monásticas do Cono Sur). O EMLA, que acontece a cada quatro anos reúne estes três grupos. Todas as conferências do EMLA 2019 podem ser assistidas aqui (canal do Youtube do evento).
Em 2017 a Cimbra comemorou 50 anos de exitência com um evento comemorativo de seu jubileu áureo. A Assembléia Jubilar ocorreu nos dias 25 e 26 de novembro de 2017.
Mosteiro de Vinhedo